Food.Coach | Maçã protege o coração
161
single,single-post,postid-161,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-5.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.3,vc_responsive

Maçã protege o coração

Maçã coração

27 ago Maçã protege o coração

Estudo feito com mulheres entre 45 e 65 anos na Universidade do Estado da Flórida nos EUA mostrou que a ingestão de 75g de maçãs secas diariamente pode reduzir em até 23% os níveis de colesterol ruim. A pesquisa publicada no mês de maio desse ano no periódico British Journal of Nutrition, tinha como objetivo inicial examinar o efeito da ingestão de ameixas secas na reversão da perda óssea em mulheres pós-menopausa com osteopenia, e comparou com o efeito que teria a ingestão de maçãs secas. Durante um ano foram avaliados dois grupos de 80 mulheres cada, dos quais um recebia 75g de maçãs secas e o outro recebia 75g de ameixas secas para ingerir diariamente. Os resultados surpreenderam os cientistas, que acabaram por descobrir um fato que não esperavam: as maçãs ajudaram significativamente na saúde cardiovascular das voluntárias reduzindo o colesterol ruim (LDL) em 23% e o colesterol total em 14%, além de aumentar em 4% o colesterol bom (HDL).

A redução nos níveis de colesterol ruim provavelmente se deve a uma substância chamada quercetina presente nas maçãs que atua como um poderoso antioxidante e que ajuda na diminuição de inflamações e no combate ao câncer. As maçãs são ricas em fibras, e principalmente num tipo chamado de pectina que ajudam na saciedade auxiliando na perda de peso. Para conseguir obter os benefícios retratados no estudo, os pesquisadores sugerem a ingestão de 1 maçã por dia ou de 1 xícara de chá de maçãs desidratadas.