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Batata

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05 set Batata

A batata, um dos vegetais mais utilizados no mundo, é um tubérculo originário do Peru que tem mais de 3000 variedades. Foi levada para Europa, apenas por volta de 1500 com a colonização das Américas, e a partir daí se difundiu para o mundo todo. Hoje, segundo a Associação Brasileira da Batata, é o 4º alimento mais consumido no mundo, ficando atrás de arroz, trigo e milho.

Porém, por ser rica em carboidrato, a batata é um dos primeiros alimentos a ser cortado da alimentação por quem faz dieta, e ai está um grande erro. Do total de calorias de nossa alimentação, 60% devem ser provenientes de carboidratos para garantir o bom funcionamento de nosso organismo e inclusive para a perda de peso. Para os praticantes de atividade física é um excelente repositor energético.

Alguns estudos já demonstraram que a batata é rica em vitaminas C e do complexo B, e que contém quantidades significativas de triptofano, lítio e patatina, substâncias relacionadas à sensação de prazer e bem estar e ao combate de radicais livres.

Apenas fique atento às quantidades que você consome e com o modo de preparo. Veja a receita a seguir:

 



Batatas ao fornoIngredientes2 batatas médiasSalsinhaAlecrim

Orégano

sálvia

sal

azeite para untar

2 fatias de peito de peru defumado

 

 

Rendimento

2 porções

 

Valor calórico

140kcal por porção

 

 

 

 

Preparo

Descasque as batatas e coloque em uma panela com água.

Leve ao fogo e deixe cozinhar até que as batatas estejam macias, mas firmes.

Corte-as em cubinhos de 1cm.

Unte uma assadeira com o azeite.

Coloque os cubinhos de batata espalhados pela assadeira.

Tempere com sal e as ervas bem picadinhas.

Leve ao forno alto até dourar.

Enquanto isso, corte o peito de peru em quadradinhos.

Aqueça uma frigideira e dê uma leve tostadinha nos pedaços de peito de peru.

Quando a batata estiver pronta, junte o peito de peru tostadinho e sirva.

 

Nutrição: se o seu prato já tiver algum alimento à base de batata, não exagere em outras preparações ricas em carboidratos (arroz, massa, milho, mandioca), o problema não é misturar esses alimentos, e sim a quantidade total que eles somam na refeição.

 

Gastronomia: quando for cozinhar as batatas, seja para essa receita ou para um purê ou qualquer outra preparação, você pode adicionar temperos – sal, cebola, alho, alecrim, cravo, etc – na água, dando um toque especial.

 

 

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