Com o inverno em vista, o corpo precisa de mais energia para se manter aquecido, gerando um aumento no apetite e também na vontade por alimentos gordurosos. Mas como atravessar essa estação sem terminar com alguns quilinhos extras? É possível driblar essas vontades com algumas dicas fáceis para café-da-manhã, veja abaixo:

– Se você gosta de canela, acrescente uma colher de chá em uma banana picada e deixe por 1 minuto no microondas. A banana vai fornecer a energia que você precisa, além de fibras e vitaminas, e a canela vai ajudar seu corpo a se aquecer mais rápido. Experimente acrescentá-la também no café, no leite ou em chás. Segundo estudos recentes, a canela, além de ser saborosa, ajuda a diminuir a vontade por doces.

– Para saciar o desejo por comidas gordurosas nessa estação acrescente castanhas na granola ou em bolos, que além de conterem gorduras benéficas ao organismo são ricas em minerais importantes como o selênio, que atua na defesa antioxidante das células protegendo-as do envelhecimento.

– Frutas cozidas, como maçã ou pêra com mel, juntamente com um lanche de pão integral com queijo branco feito no tostex são uma boa opção pro friozinho e vão te manter saciado, para evitar que você fique vulnerável aos folhados gordurosos da lanchonete do trabalho.

– Tanto no café da manhã como ao longo do dia ou chás sem açúcar ou adoçante podem substituir a água, com a vantagem de te manter aquecido.

Receita de mingau de aveia com castanhas
Ingredientes
200ml de leite desnatado
2 colheres de sopa cheia de flocos finos de aveia
1 damasco seco picado
1 colher de sopa de uva-passa sem caroço
4 castanhas-do-pará picadas
especiarias: 1 unidade de anis-estrelado, ½ canela em pau, 1 grão de pimenta da Jamaica; 2 grãos de pimenta rosa.

Preparo
Aqueça o leite por 10 minutos com as especiarias para aromatizá-lo; em seguida, retire do fogo, espere esfriar e coe. Em uma panela, coloque o leite aromatizado e o restante dos ingredientes, e cozinhe-os em fogo alto, mexendo por cerca de 5 minutos ou até engrossar. Sirva em seguida.
Rende 2 porções