Na tese, denominada “Sensibilidade gustativa de adultos de uma instituição universitária do município de São Paulo”, foram feitos testes sensoriais com 123 pessoas utilizando amostras de suco de laranja e purê de batata para avaliar a percepção dos sabores doce e salgado. Os resultados indicaram que aquelas com sobrepeso ou obesidade tinham mais facilidade para identificar o sabor doce. Isso levantou duas hipóteses de direções contrárias:

– o paladar mais apurado seria a causa de uma maior vontade por doces; ou
– a maior sensibilidade ao açúcar poderia levar a aversão por doces, e maior ingestão de alimentos com sal.

São necessários mais estudos e amostras maiores para concluir qual das duas hipóteses seria a mais adequada, e identificar melhor essas preferências por gostos.

Se você sente necessidade de doces nas refeições acrescente frutas secas, que tem sabor intensificado devido ao açúcar natural das frutas concentrado além de fibras, vitaminas e minerais importantes para a sua saúde. Já se sua necessidade é de utilizar muito sal nas refeições, tente substituir um pouco desse condimento por ervas como manjericão, orégano, e salsinha que realçam o sabor dos alimentos.